terça-feira, 27 de novembro de 2012

{Resenha} Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Autor: Suzanne Collins
Ano: 2010
Páginas: 397
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Depois de ter terminado esse livro, eu fiquei me perguntando como pude esperar tanto tempo pra começar a ler.

Sempre estamos procurando algo que possa diferênciar de todos os livros lançados, e Jogos Vorazes é esse livro.

Com o término da América do Norte, anos depois Panem surge e possui 12 distritos. E é no distrito 12 que conhecemos Katniss Everdeen e Peeta Mellark. Ambos são escalados para participar dos Jogos Vorazes, uma competição sanguinária que acontece todos os anos, e dois tributos de cada distrito é obrigado à competir e o ganhador dos Jogos Vorazes consegue dar uma vida melhor ao seu distrito pelo fato da população ser muito pobre.

Katniss se oferece como tributo pelo fato de não aguentar ver sua irmã, de apenas 12 anos participando de algo tão brutal. E Peeta é escalado por causa do sorteio. 

A partir daí suas vidas viram uma loucura. Vão direto à Capital, -onde vivem os ricos e poderosos- e passam por uma tranformação e são treinados para os Jogos.

O problema é, somente um pode ganhar essa competição. E daí que começamos a ficar angustiados, pois Peeta declara sua paixão por Katniss e ela por sua vez se recusa, porém fica balançada por ele.

A Capital é podre, nojenta, e se diverte com algo tão horrível que é ver pessoas matando umas as outras pra conseguir um pouco de conforto. Os Distritos vivem em uma constante pobreza enquanrto a Capital tem todo o conforto.

Lendo esse livro me trouxe um desconforto enorme. Pois sabemos que podemos encontrar pessoas assim, com um coração duro e que se diverte com a desgraça alheia.

Apesar de todo o sofrimento que Katniss e Peeta passam, eu adorei o livro. Você percebe que ela tenta ser forte o tempo inteiro por causa de sua irmã, e jamais pensa que é melhor que ninguém. E já Peeta não é tão confiante consigo mesmo, mais o adoramos da mesma forma.

A única coisa que não tenho certeza, é quem será o melhor pra Katniss. Peeta -seu parceiro nos Jogos e apaixonado desde sempre- ou Gale -seu amigo pra todas as horas e à ajudou em um de seus momentos mais difíceis e ainda ajuda- ambos são doces e perfeitos. Que dúvida!

9 comentários:

  1. Amei a resenha! Eu também fiquei meio assim com o livro, pois é muito cruel que algumas pessoas possam se divertir assistindo a desgraça dos outros... E também não sei qual o melhor par para Katniss, mas de qualquer jeito sou Team Peeta (por enquanto - estou lendo o terceiro livro... hehe)
    beijosss
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Thamires, esta perfeita.
    Jogos Vorazes é um do meus livros preferidos. Amo a trilogia que me arrebatou rapidamente, praticamente comi os 3 livros de tão rápido que li.

    Bjos Thamires!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Eu só assisti o filme e me deu uma vontade imensa de ler o livro.
    Bem, pelo menos no filme, eu sou a favor de que Katniss fique com Gale, rs.
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. amei esse livro e na verdade a seire inteira,pena q o final da trilogia me decepcionou um pouco ;s
    fazer oq neh?
    haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu já li a triologia completa e gostei, mas Jogos Vorazes não é o meu preferido. Eu amei Em Chamas e gostei mais ainda de A Esperança. Jogos Vorazes foi meio estranho pra mim porque eu não consegui me acostumar ao humor da Katniss.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido muitas resenhas de Jogos Vorazes mas ainda não sei o que achar!^^ Quero muito ler a trilogia para tirar uma conclusão dessa obra. Adorei seu blog. Ah...vi que você é de Queimados...eu sou de Nova Iguaçu.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler esse livro!!
    Haha
    AAh, tem meme pra você lá no blog:
    http://everythingihateintheworld.blogspot.com.br/2012/11/incentivo-leitura.html
    Eu te indiquei ;)

    ResponderExcluir
  8. aaah, JV é uma das minhas séries favoritas s2
    Agora, sério que você ficou em dúvida entre Peeta e Gale? Eu simplesmente não consigo gostar de Gale ): E Peeta é tãaao fofo! Ele é meu pãozinho hahaha

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah! Thamires, indiquei um meme pra você lá no meu blog. Se puder responder, ficarei muito feliz!
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir