segunda-feira, 1 de julho de 2013

{Resenha} Apegados.


Autor: Amir Levine & Rachel S.F. Heller
Página: 304
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte. Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”. Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Nunca pensei ou tive vontade de ler um livro de auto-ajuda. Não por ter um preconceito em relação à esses tipos de livro, pelo contrário, acho muito legal quem recorre à esses tipos de livro, mas, nunca achei que precisava. Muito pelo contrário, depois que comecei á ler esse livro, percebi o quanto eu estava precisando de algo diferente e que me fez refletir por um tempo sobre meus falhos relacionamentos.

Apegados foi uma bela coincidência. Solicitei esse livro por engano, eu achei o título legal, mais não tinha a intenção de pedir. Quando fui ver, ele já estava aqui em casa. Outra surpresa foi ver que ele era auto-ajuda, fiquei meio cética, já fui pensando: não vou ler um livro de relacionamentos, até porque os meus já bastam. Mal eu sabia, que depois de ler esse livro, tive uma visão completamente dos casais do mundo.

O livro aborda os três tipos de apegos: ansioso, evitante e seguro. O apego Ansioso é do tipo carente, inseguro e que precisa de proteção do parceiro, ou seja, totalmente eu. Assumo, meu apego é ansioso. 

O Evitante é mais que óbvio, o que evita os relacionamentos, medo de se apaixonar, de amar, e dedicar um pouco de seu tempo à alguém. Pra mim esse é o pior tipo, e meu karma é desses que só encontra homem assim.

Seguro é o melhor apego, é o que desejo pra minha vida. A pessoa não tem medo de se relacionar, é totalmente dedicado à seu parceiro, e confortante. Tanto o parceiro ansioso, quando o evitante se dar muito bem com esse tipo de apego.

Apegados abriu meus olhos de diversas formas em relação à pessoas. Hoje, eu percebo claramente o quanto passei por coisas desnecessárias em minha vida, e que eu poderia ter mudado facilmente. O bom, é que daqui pra frente, meu modo de enxergar mudou, e sou totalmente grata à isso.

5 comentários:

  1. Oiee

    Adoro livros de auto ajuda não é nem pelo fato de precisar ler ou algo assim mas acho que sempre traz um aprendizado para nossa vida, e relacionamento é algo que sempre precisamos melhorar, esse livro já está na minha lista de desejados!

    Beijos
    livrosechocolatequente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Rsrsr acho livros de auto ajuda meio q obvios rsrs mas enfim...
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que me interessaria para ler apesar de ver vários comentários dizendo o quanto é bom :/
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Amo livros cujo tema é o amor, nada mais! Já quero ler este!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Thamires, acho que depois da sua resenha fiquei animada para ler o livro. Também sou o tipo errado de pessoa apegada, e portanto acho que já passou da hora de ler esse livro xD
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir